Bertioga, parte da Região Metropolitana da Baixada Santista no litoral norte de São Paulo, foi uma das primeiras cidades povoadas do Brasil, como muitas outras áreas litorâneas. A cidade foi, durante muito tempo, um conhecido povoado de pescadores e distrito de Santos. Bertioga obteve sua emancipação por plebiscito, em 1944, após ser transformada em Estação Balneária, uma das estações da ferrovia Santos – São Paulo.

Além de sua importância histórica, a cidade também é lembrada por ser uma das mais preservadas regiões de Mata Atlântica do estado de São Paulo, que além de manter a biodiversidade da área, é um importante fator turístico devido a trilhas que se desenvolvem por entre a mata e acabam em paraísos ecológicos, perfeitos para quem procura descansar da agitação urbana.

 

 

• Praias

Bertioga tem 33km de extensão em praias, reconhecidas principalmente pelo seu mar limpo com trechos de águas bem claras, além da areia branca e dura. Entre as praias mais conhecidas estão a Praia da Enseada, que se inicia no centro, mas não se engane com a localização, mesmo estando no centro a praia preserva a areia clara e mar limpo de Bertioga, em seu trecho final, próximo ao bairro de Indaiá, o mar tem poucas ondas tornando-se ideal para crianças. As praias de Itaguaré e São Lourenço são conhecidas por serem redutos de surfista, sendo que na Praia de São Lourenço, inclusive,  são realizadas competições de surf. A Praia de Guaratuba se destaca pela tranquilidade, por se encontrar em uma área de condomínios residenciais, e pela prática de pesca amadora.  Sem dúvida, a mais turística das praias é a da Boracéia, rodeada por infraestrutura de serviços ao turista, como quiosques e hospedagens.

• Onde comer?

Ao procurar restaurantes no litoral raramente não se busca por lugares que ofereçam um bom serviço em culinária típica, ou seja, peixes e frutos do mar. Nesse segmento, se destaca o restaurante Dalmo Bárbaro, localizado na SP-055, no sentido Guarujá, o restaurante oferece uma boa comida a preços que variam entre médio e alto, dependendo do prato escolhido. Para aqueles que não se preocupam tanto com a culinária típica, o Pastel do Trevo, na região a 16 anos, encanta turistas e moradores, já fazendo parte da maioria dos roteiros de visita à Bertioga. Os pastéis de 25 x 30 cm são considerados por muitos uma refeição completa. A pastelaria está localizada no início da Avenida 19 de Maio.

• Outros programas

Para aqueles que não se contentam apenas com a vista do mar, Bertioga oferece outros roteiros que também despertam os sentidos. Entre eles, o Canal de Bertioga é um ótimo ponto de pescaria, além de oferecer uma vista de vários pontos turísticos da cidade, como o Forte São João, guarnição histórica em várias lutas do período colonial.

Há também a Aldeia Indigena do Rio Silveira, cujo acesso só pode ser feito acompanhado de agente de turismo com autorização da FUNAI, a aldeia abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis, que sobrevivem de artesanato e cultivo de palmito.

Devido ao trecho preservado de Mata Atlântica, o ecoturismo também é forte na região. São diversas as trilhas que podem ser realizadas, e suas dificuldades variam de fácil a médio, assim como o tempo de duração e tamanho do percurso também é diverso. Algumas trilhas passam por lugares históricos, como as Ruínas da Igreja de Nossa Senhora dos Pilares, outras por áreas de grande variedade de flora, sendo que independente do percurso, são um encantamento aos olhos.

Anúncios